
Monografia   
 
TELEVISÃO NO BRASIL E NO 
MUNDO 
 

Em nenhum país do mundo o rádio e a televisão são livres, 
independentes de um poder político. Seja diretamente explorado pelo estado 
(URSS), por particulares (EUA, Brasil) ou em regimes mistos (Suíça, 
Inglaterra), esses veículos de comunicação de massa – alias os mais 
fantásticos e eficientes – são sempre controlados por um poder político. No 
sentido de economia tradicional, não existe em nenhuma parte, nesse setor, 
a liberdade de empresa. 

Os sistemas que regem a rádio-televisão são sempre os “unitários” 
(unidade de empresas, sob o critério de administração e de produção, ainda 
que elas sejam públicas ou privadas), ou “pluralistas” (cada empresa com sua 
direção, subordinada e diretrizes legais gerais), ou “mistos” (onde as 
empresas estatais possuem uma só direção, e as particulares uma outra). E 
isso em função do caráter social desses veículos (media, em linguagem 
profissional), do alto custo da produção, e da ação cultural que deve 
desempenhar aos quais se juntam os poucos comprimentos de ondas e 
números de canais disponíveis. 

De um lado a presença do estado com seus méritos (educação-deleite) e 
vícios (propaganda do poder), e de outro a empresa privada, cujos méritos 
(gratuidade de recepção) parecem não superar os vícios (excesso de 
publicidade, geralmente condicionando as camadas da população, incutindo 
gostoso duvidoso e necessidades artificiais; mediocridade da produção: em 
geral demagógica quase sempre fácil e de mau-gosto). E, no, meio, a virtude: 
organismos que, sendo públicos e autônomos, mantêm o equilíbrio sugerido 
pelo bom-senso onde os educadores e sociólogos tentem dar uma 
predominância às funções sociais.  

Na prática, a televisão teve um desenvolvimento tão inesperado que 
formulações iniciais são refeitas. Enquanto que em regimes “unitários” – 
como na França – se introduz a publicidade, para não depender do poder 
publico (leia-se, um estado, um homem-presidente e sua corrente política) 
ou se cria uma rede privada – como na Inglaterra – para oferecer uma 
concorrência em beneficio da qualidade. Nos regimes pluralistas – como na 
liberal América do Norte – o estado pensa em montar sua própria cadeia de 
TV, para frear os excessos das cadeias comerciais. 



No Brasil, onde a TV nasceu livre (“para fins culturais e educativos”) 
parece ser unânime, hoje, o sentimento da necessidade de criar-se uma 
cadeia publica que, sem depender de publicidade, poderia igualmente frear 
essa “corrida” para baixo, na caça ansiosa ao telespectador brasileiro, tido 
como incauto e pouco exigente, na verdade entorpecido e mediocrizado em 
massa. Nunca foi tão fácil brutalizar intelectualmente toda uma geração.  

O caminho utópico e um tanto tímido tomado por idealistas brasileiros 
(a televisão educativa) poderá vir a constituir as bases técnicas de uma futura 
televisão estatal, de âmbito nacional, autônoma do poder central. 

E para criar-se raízes, incutir a necessidade de superar o momento 
presente, é bom, desde já, chamar-se a atenção de educadores e outros 
responsáveis pelo preparo das novas gerações. Olhando a televisão pelo 
mundo, veremos quanto o sistema brasileiro nasceu imperfeito e assim o 
permanece. 
 
A TV NO MUNDO 
 

Na URSS (38.000.000 de aparelhos de TV, 4 canais em Moscou, 3 em 
Leningrado, 152 repetidoras) o conjunto de serviços de radio televisão é 
exercido pelo Comitê de Estado para o Rádio e Televisão, subordinado ao 
Conselho de Ministros. 

Na POLÔNIA (3.200.000 aparelhos) o serviço de programas depende 
do Comitê Governamental da Rádio e da Televisão e o equipamento técnico 
do Departamento dos Correios e Telégrafos. 

Essa tutela do DCT, usual na maioria dos paises, é contestada, por a 
radiodifusão não é um meio de correspondência e, como tal, justifica um 
órgão próprio e especifico. 

Na IUGUSLÁVIA (1.050.000 aparelhos) a organização da rádio-
televisão combina a descentralização (instituições principais grudadas em 
uma associação), a autogestão e a participação da “comunidade social” 
(poderes públicos). 

Mas o que esses regimes possuem de exemplar (ainda que seja um 
exemplo negativo, pela propaganda insidiosa do poder) é a possibilidade de 
voltar esses dois veículos para o problema de educação e cultura das 
comunidades. 

Há Estados onde o poder marca sua presença participando da 
administração. 

Na DINAMARCA (1.500.000 aparelhos) o monopólio é explorado por 
uma comissão publica dirigida por um conselho do qual a maioria é 
designada pelo Congresso. 

Na SUÉCIA (2.000.000 de aparelhos) o serviço é explorado por uma 
sociedade da qual as ações são detidas pela imprensa e por organizações 
diversas. 



Na ITÁLIA (9.000.000 de aparelhos, 2 canais) a Radiotelevisão-Italiana é 
constituída por uma sociedade anônima. Mas a maioria das ações pertence 
ao estado que a controla através do Ministério dos Correios e Telégrafos. 

Às vezes, a língua cria problemas particulares. Assim, na BÉLGICA 
(1.900.000 aparelhos, 2 canais), existem dois institutos distintos para a língua 
flamenga e francesa, embora um estabelecimento especial dirija o conjunto 
de serviços técnicos, administrativos e financeiros. 

Na SUIÇA (850.000 aparelhos, 3 canais – 1 por língua oficial) o 
problema é a relativa independência dos cantões. Assim, os equipamentos 
técnicos dependem do DCT. Os serviços de programas de radiodifusão 
pertencem a uma sociedade que agrupa 7 sociedades regionais e, na 
televisão, as partes são repartidas entre a sociedade de radiodifusão, a 
Imprensa e a Confederação Helvética. O governo participa das sociedades 
regionais nomeando 8 dos 17 membros, inclusive o presidente.  

Na ALEMANHA OCIDENTAL (15.000.000 de aparelhos, 3 canais) 
não existe monopólio federal. Para a radiodifusão o sistema de conjunto 
compreende 9 organismos de Direito Público criados pelos estados 
(Landers) e administrados pelos Conselhos onde são representadas as 
instituições políticas, religiosas, culturais, profissionais, que são agrupadas 
em uma comunidade de trabalho. Para a produção de programas nacionais 
televisados, o sistema é o mesmo do rádio, acrescido de um outro 
organismo público autônomo. 

Na HOLANDA (4.000.000 de aparelhos) os equipamentos técnicos 
dependem do estado, e a programação é assegurada por uma associação de 5 
agrupamentos culturais, religiosos e políticos. Um segundo canal, 
funcionando experimentalmente, obteve êxito com financiamento 
publicitário. 

Na INGLATERRA (18.000.000 de aparelhos, 3 canais) até 1954 a BBC 
(Britsh Broadcasting Corporation) possuía o monopólio da rádio-televisão. 
A BBC é uma corporação pública criada por uma Carta Real, dotada de 
personalidade jurídica e tutelada administrativa e tecnicamente pelo ministro 
dos Correios e Telégrafos. Administrada por um Conselho de Governantes, 
estes são nomeados pela rainha, mas são os próprios que elegem seu diretor-
geral. Em 1954 foi constituída a ITA (Independent Television Authority) 
encarregada de instalar estações de televisão e de conceder a exploração dos 
programas difundidos por estas estações, financiadas pela publicidade. 

No CANADÁ e na AUSTRÁLIA os dois sistemas de televisão 
beneficiam-se de uma planificação e um controle comuns.  

No JAPÃO (21.00.000 de aparelhos) coexistem uma potente corporação 
pública e numerosas empresas privadas. 

Na AMERICA LATINA (35.000.000 de aparelhos?) os regimes 
comportam, em geral, uma maioria de empresas privadas, em número às 
vezes impressionante (Brasil: 43 telemissoras, contra 3 da Inglaterra e 2 da 
França) e submetidas a uma regulamentação teoricamente minuciosa 



(exemplos nunca obedecidos: quantidade de horas de programas ao vivo, 
limite de publicidade entre os programas). 

Às vezes, a divisão é feita de acordo com o veiculo. No LÍBANO 
(1.000.000 de aparelhos de TV), por exemplo, a rádio é estatal, mas a 
televisão esta em maiôs de sociedades privadas (inclusive com participação 
estrangeira). 

Na ESPANHA (3.100.000 aparelhos) o estado controla a televisão e 
domina os informativos das rádios, que podem ser particulares (mas no 
fundo pertencem à Falange, grupo político franquista; ou à Igreja, sempre 
franquista). 

Na ÁFRICA (6.000.000 de aparelhos?) o sistema em geral é o herdeiro 
do país colonizador (sistema inglês ou francês) com programas produzidos 
pelas antigas metrópoles. 

É nos ESTADOS UNIDOS (85.000.000 de aparelhos, N. Iorque 11 
canais) que existe o regime privado mais avançado do mundo. Contudo, a 
concentração das 650 telemissoras, em 3 grandes canais – NBC (National 
Broadcasting Company), ABC (American Broadcasting Corporation) e CBS 
(Columbia Broadcasting System), levam o governo a pensar na criação, para 
logo, de uma quarta rede, estatal e educativa. O sistema americano é o 
seguinte: nenhuma empresa pode possuir mais de um canal numa região de 
5 em todo o país. Por isso, os 3 “grandes” compram horários nas centenas 
de emissoras locais e formam suas cadeias de “costa a costa” servindo-se 
desses canais, que operam de dia como emissoras e à noite, em cadeia, como 
retransmissores. Como algumas universidades e dezenas de municipalidades 
possuem suas próprias emissoras, muitas vezes experimentais, sempre 
educativas, o governo as reuniria, formando a 4ª. cadeia: a televisão pública. 

Os sistemas de financiamento são sempre ou a publicidade ou o 
pagamento de uma taxa por parte do usuário, havendo, ainda, o 
financiamento por parte do governo ou de instituições particulares, no caso 
de TV Educativa sem fins lucrativos. 

Um dos mais evoluídos de todos é o regime francês, cuja sistemática 
poderá ser adaptada ao Brasil. Legalmente, é um regime “unitário”, pois, 
comportando 2 canais (3 a partir de 1970_, possui uma direção unificada – o 
Office de Radiodifusion-Télévision Française – CRTF. É um monopólio do 
estado, assegurado por esse organismo publico de caráter industrial e 
comercial. 

 
 
UM REGIME ESTATAL E LIVRE 
 

A finalidade do ORTF, detendo esse monopólio das emissões radio 
difundidas e televisadas, é a de dar cumprimento a uma emissão de 
informação, de cultura, de educação e de distração do publico francês, seja 
no continente, seja nas colônias (Américas Central e do Sul e África). 



Sua penetração se estende a todos os lares franceses, pos há quase um 
aparelho em casa residência (mais de 10.500.000 em 1969) e seu numero 
continua crescendo. Acredita-se que a curva de saturação da fabricação de 
aparelhos só se dará em 1974, com 15 milhões de unidades. 

O ORTF administra 2 canais de televisão em Paris, 23 centros regionais, 
alem de 3 emissoras radiofônicas (France, Inter, France Cultue e France 
Musique) e 32 centros regionais. São, ao todo, 92 estúdios de radio, 23 de 
televisão, 40 mil horas de radio (France Inter emite 24 horas por dia), 7 mil 
horas de televisão, 12.300 funcionários e um orçamento de 1.283 milhões de 
francos (Cr$1.026.400.000,00 ao câmbio de 1968). 

Para manter sua autonomia – em outras palavras, independência e 
eqüidistância do poder e do anunciante – o ORTF retira seus recursos 
financeiros de três fontes: uma taxa popular pelo direito de recepção 
(redevance), venda de sua produção ao exterior, e aluguel de seu tempo, ao 
governo, à publicidade de produtos de interesse nacional e de marcas. 

O Office é administrado por um conselho que delibera o orçamento e 
controla mensalmente a sua execução, e é assistido por um comitê 
financeiro escolhido entre seus membros. O Conselho de Administração é 
composto de 24 membros, 12 nomeados pelo ministro da Informação 
(estando representados o Conselho do estado, a Corte de Cassação; a Corte 
de Contas, a Universidade e o Corpo Diplomático) e os outros 12 são 
designados pelo Conselho de Ministros, escolhidos em listas apresentadas 
por organizações profissionais as mais representativas (telespectadores, da 
imprensa, do pessoal e outras personalidades “altamente qualificadas”) e 
esse Conselho de Administração elege seu próprio presidente e o vice, 
assegura a qualidade e a moralidade dos programas, vela pela objetividade e 
pela exatidão das informações divulgadas, verifica se as principais correntes 
de opinião tem oportunidades de se exprimir e desempenha um papel de 
controlo nas emissões de propaganda eleitoral. 

Mas o governo exerce controlo estreito, nomeando o diretor-geral, que 
assegura a gestão do estabelecimento e é o único responsável pela nomeação 
e demissão de empregados (que possuem um contrato de trabalho comum) 
e conta com 80 auxiliares diretos. 

O ORTF é submetido a quatro controles: 
- Dos Ministérios da Informação, e de Finanças, que devem aprovar o 

seu orçamento; 
- Do Ministério de Finanças quando visa às despesas de equipamento e 

de pessoal; 
- Do Congresso, que é o único responsável pela autorização da 

percepção da redevance, pode designar comissões de investigações e, pelo 
menos a cada 3 meses, indica uma comissão parlamentar para se reunir com 
os responsáveis pelo ORTF. 

- Da Corte de Contas. 
 



QUEM USA PAGA 
 

Mais de 90 % dos recursos de rádio e televisão francesa são oriundos de 
uma taxa dita “para-fiscal” – a redevance, que cada usuário paga, 
anualmente. 

Eça é de 100 francos (Cr$ 75,00) para quem possuir aparelho de TV (ou 
aparelhos – só se paga uma redevance por residência) e de 30 francos (Cr$ 
22,00) para o rádio, mas se a residência possui TV e rádio, só se paga os 100 
f. Em 1969 sua arrecadação representou 1.337 milhões de francos (cerca de 
1 bilhão de cruzeiros ao câmbio de 1969). 

É muito, mas não o bastante. A cobrança da redevance comporta 
despesas – ela é cobrada na residência; existe a fraude – alguns adquirem o 
aparelho e o registram em nome de uma pessoa que já paga a taxa (4%); 
cobranças judiciais – pessoas que mantém seus aparelhos desligados, ou que 
moram em fronteiras e recebem imagens de TV da Alemanha, Bélgica e 
Suíça (18%); taxas incobráveis – pessoas idosas estão isentas (1,8%). 

Os serviços prestados ao governo rendem 3,6. Já as receitas comerciais, 
como a publicidade de interesse nacional (dita “compensada”, como o 
incentivo ao consumo de leite, de açúcar, a instalação de duchas), a venda de 
emissões e direitos autorais sobre música, rendem, juntos, 5,7%. 

Assim o orçamento é equilibrado, mas deixa a desejar. Condicionar a 
melhoria dos equipamentos e ampliação das instalações ao simples aumento 
da renda das taxas pelo aumento do número de aparelhos seria limitar a 
expansão do Office. 

Além disso, esse aumento de número de aparelhos diminuirá, ou cessará 
a partir de 1974, quando o mercado estiver saturado. Quatro possibilidades 
surgiram para desenvolver o orçamento do Office: 

1.º) empréstimos – hipótese recusada, pois seria apenas transferir o 
problema. 

2.º) contribuições do estado – arriscaria a comprometer a autonomia do 
Office, deixando-o à mercê da boa-vontade do estado. 

3.º) o aumento da redevance – sistematicamente vetado pelo Congresso; 
4.º) o apelo à publicidade de marcas – solução, enfim, adotada. 
 

O POVO ACEITA A PUBLICIDADE 
 

É evidente que a publicidade garante certa liberdade à imprensa, que não 
dependerá, assim, de subvenção, sem o que os custos da informação e da 
opinião seriam encarecidos e tornados de difícil custo ao grande público. 

Mas, de outro lado, não é discussão acadêmica afirmar que setores da 
imprensa se prendem ao anunciante e cedem então sua opinião. 

Na França. Os jornais sérios procuram equilibras suas receitas entre 
publicidade e vendagem. Assim é com o influente Le Monde (51% de 
publicidade e 49% produto das vendas de seus exemplares em 1968) e La 



Nouvelle Republique du Centre Ouest (49% e 51% respectivamente), 
ambos com mais de 500.000 exemplares diários. Há um que recusa 
publicidade e vive da venda de seus exemplares: Le Canard Enchainé. 

Assim, a publicidade entraria na TV francesa. Mas surgiram alguns 
obstáculos: 

1º) O público: este aceitou a publicidade, desde que limitada. Ela já 
existia, sob forma de produtos em geral, sem anunciar marcas e considerada 
de interesse geral, financiada por sindicatos de produtores agrícolas, loteria, 
caixas econômicas, etc. 

2º) A imprensa: maior beneficiária da publicidade (não havendo 
publicidade na rádio e TV francesa, os anunciantes se refugiam nos 
“outdoors”, cinema, rádios periféricos, mas sobretudo, nos jornais e 
revistas), foi sempre contrária. 

3º) A lei: poderia o Office aceitar publicidade, sem ferir a lei que o criou? 
Em 30 de janeiro de 1968 o Conselho Constitucional foi consultado e 
confirmou jurisprudência anterior, segundo a qual o Conselho de 
Administração do Office poderia decidir sobre essa matéria. 

E a 1º de outubro de 1968, às 19h 57min, trinta milhões de franceses que 
sintonizavam o Canal 1 assistiram durante 2 minutos a filmes publicitários 
de uma marca de leite em pó, de uma geladeira, de um queijo e de uns toca-
discos. Às 21h57 min, mais quatro filmes, todos de 30 segundos (a partir de 
1º de janeiro de 1969 a publicidade de marcas passou a ser de 8 minutos 
diários, apenas). 

Uma comissão de censura cuida da qualidade moral, e mesmo de sua 
autenticidade (é proibido o anúncio de drogas “miraculosas” ou forjadas, do 
tipo “entre cada 1.000 dentistas do Rio e São Paulo 900 usam, eles mesmos, 
o creme dental “X”). É vedado o acesso ao vídeo à publicidade de bebidas 
alcoólicas e fumo. 

A 50 mil francos os 30 segundos, 8 minutos ao dia, a publicidade vai 
fornecer novos recursos previstos em 292 milhões de francos (cerca de 212 
milhões de cruzeiros). Isso naturalmente vai influir no mercado publicitário 
francês (3,8 bilhões de francos em 1968), mas permitirá ao Office instalar 
um 3º canal, ainda em 1970 (primeiramente em Paris e adjacências; em 1973 
cobrirá toda a França). 

Mas a auto-suficiência financeira significa independência com relação ao 
governo? 

 
A PROXIMIDADE PERIGOSA 
 

De um lado o Office deveria pagar ao governo uma percentagem em 
relação à redevance, a título de impostos. Mas não o faz desde 1063, 
alegando as despesas efetuadas para difundir programas de interesse do 
governo (como o acompanhamento de comitivas governamentais, as 



filmagens no exterior de interesse do governo, as campanhas durante os 
referendos, eleições etc.). 

O governo por lei pode requisitar as ondas a qualquer momento, ou 
divulgar comunicados. 

A indicação do todo-poderoso Diretor Geral e a nomeação de 12 dos 24 
membros do Conselho, além do controle contínuo, asseguram ao governo 
um poder de decisão incontestável. Na realidade esse controle é pouco 
exercido, ou o é com parcimônia. 

Além disse, o ministro da Informação é o encarregado da tutela e 
controle governamentais. Ele assegura, em primeiro lugar, o respeito ao 
monopólio da emissão. Conjuntamente com o ministro das Finanças ele 
aprova o orçamento do Office e controla a utilização que este faz de seus 
recursos. Enfim, ele deve velar para observação das obrigações gerais 
decorrentes do caráter de serviço público do Office. 

Seria ingenuidade crer que um Diretor Geral, por mais bem 
intencionado, possa dizer um “não” ao ministro da Informação (aliás, o 
candidato Georges Pompidou, hoje presidente, prometera extinguir esse 
ministério. 

 
O PODER MODERADOR 

 
O congresso possui de início, a única competência, em virtude da 

Constituição francesa, para fixar as regras constitutivas do Office. 
O Congresso pode colocar em causa a gestão e mesmo a política geral do 

Office, seja por ocasião da aprovação anual que ele deve dar para o aumento 
ou o simples recebimento redevance, seja pelos meios habituais do controle 
parlamentar (questões de ordem, interpelação ministerial, proposições de lei 
etc.). E a cada três meses há reunião de uma comissão de congressistas com 
o ministro da Informação e o pessoal do Office. 

Além disso, há o controle às transmissões radiofônicas ou televisadas dos 
debates parlamentares. 

Há um outro controle, por ocasião das campanhas eleitorais, e ainda por 
parte da Corte de Contas. 

 O Poder Judiciário se encarrega de fazer valer o direito de uma pessoa 
determinada ter acesso às ondas, desde que não haja impedimento tirado do 
interesse do serviço, mas não existe no Direito Francês, o “direito de 
resposta” na rádio e TV, ao contrário do que ocorre no Brasil. 

Contudo, a lei de 1964 restabeleceu, em benefício do governo, o “direito 
de comunicado”, abolido há um século para a Imprensa, e que equivale ao 
“direito de resposta” do Poder. Esta disposição, que concilia a necessidade 
crescente da Informação de Estado, é compreensível, sobretudo num 
sistema de monopólio, na medida em que os noticiários tele transmitidos 
são subtraídos do controle governamental. 



Existem 2 canais de televisão em Paris e 24 centros regionais, que 
transmitem em cadeia com o canal 1 em Paris (exceto das 19h15min às 
19h40min, quando tem lugar as “Emissões Regionais” do interesse local). 

O primeiro canal difundiu 3.600 horas em 1967, cobrindo toda a França 
As programações começam as 10 e terminam às 23h40min com 
interrupções, e 30% das emissões são escolares. 

O segundo canal, inaugurado em 1963, cobre hoje 75% do território; em 
1967 foi introduzida a transmissão a cor neste 2º canal, ao ritmo de 10 horas 
por semana (hoje são cerca de 21 horas semanais em cores, o restante das 
transmissões são em preto e branco). Este canal é considerado 
“experimental”, pouco captado (os aparelhos receptores antigos só recebem 
o 1º canal) e mais intelectual, com 1 filme de longa metragem diário. 

O terceiro canal, graças aos recursos da publicidade de marcas, será 
inaugurado em agosto de 1970, abrangendo inicialmente Paris e adjacências. 

A programação é feita globalmente para os 2 canais. A época de férias 
(dezembro e agosto) merece mais tempo de transmissão. O telejornal é 
dinâmico, com recepção instantânea dos correspondentes em N. Iorque, 
Berlim, Londres, Moscou, etc. o melhor programa é o jornalismo semanal, 
com reportagens do mundo inteiro. 

Existem mais de 10,5 milhões de aparelhos receptores (297 em 1949, 1,4 
milhão em 1959) e aumentam num ritmo de 1 milhão por ano. 

As televisões periféricas (captadas apenas nas fronteiras) são: Chanel 
Television (situada na ilha inglesa de Jérsei), Téle-Luxemburg 
(Luxemburgo), e Téle-Monte Carlo (Mônaco). 

 
 
QUANDO ELA É EXEMPLAR 
 

É evidente que, por si só, uma televisão de estado não significa muito. 
Necessário se torna conhecer o conteúdo de sua programação, a fim de 
saber se o que existe de exemplar nela seja positivo. 

No caso da televisão francesa, a análise dê seu conteúdo revela forte dose 
de saúde mental e um bom gosto para os programas intelectuais. As novas 
disposições (que eliminaram o monopólio da produção, mantendo apenas o 
monopólio da emissão) permitiram, a partir de 1964, recorrer a todos os 
profissionais, educadores, intelectuais, jornalistas, dentro e fora da França 
(graças a esses novos dispositivos é que tiveram acesso ao vídeo francês os 
filmes e seriados da televisão americana). 

Examinemos uma divulgação qualquer dessa televisão, através de seu 
primeiro canal. 

Toda sexta-feira pode-se assistir a Vamos ao Teatro Essa Noite, onde 
peças leves, policiais, comédias, ou mesmo clássicos, possuem audiência que 
vão de alguns milhões ate um máximo de 40milhoesde telespectadores (para 



obter uma audiência igual seria necessário a uma peça ficar em cartaz 
permanente durante 15 anos, num grande teatro parisiense). 

No canal 2, diariamente, são exibidos filmes não comerciais. Graças a 
esse processo milhões de franceses puderam assistir aos filmes do cinema 
novo brasileiro (Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe, Os fuzis, 
etc.). 

Uma programação rotineira é a seguinte: 10h10min – Televisão Escolar; 
12h30min – Magazine Meio-Dia; 13h – Telejornal; 14h – Televisão Escolar; 
das 16h às 18h15min os transmissões são desligados, recomeçando às 
18h15min com Jogos e Diversões; 18h40min – jogos e instruções para 
automobilistas; 19h10min – desenhos animados infantis; 19h15min – 
Atualidades Regionais (os demais canais do interior desligam-se da cadeia 
parisiense e transmitem informações de interesse local); 19h40min – Novela; 
20h – Telejornalismo; 20h30min – Variedades (musicais, humorismo, 
jornalismo etc.); 21h50min – uma grande emissão estrangeira; 22h – 
programa especial; 23h30min – Telejornalismo; 23h45min – fim das 
emissões. Esse canal comporta ainda emissões periódicas de grandes 
clássicos de cinema (dois filmes no domingo), de teatro, debates sobre 
problemas nacionais (política, juventude, religião), entretenimento de 
crianças, inválidos, donas de casa etc. 

Vendo-se uma programação como essa – que comporta muitas 
variações, pois estão sempre atentas à oportunidade do assunto e ao 
momento presente – cremos que os brasileiros temos muito a copiar do 
sistema francês, dirigido por um organismo publico e autônomo, financiado 
pelos telespectadores e a eles dirigido, obedecendo mais à pedagogia – das 
ao poro o que se considera bom e nobre – do que à demagogia – dar ao 
povo o que ele quer. 

 
POR UMA TV BRASILEIRA 

 
A televisão, pelo menos do modo como a concebemos nos paises 

industrializados, ainda não chegou ao Brasil, muito embora nossas emissoras 
de rádio venham usando a transmissão de imagem à distância.  

A televisão, pelo menos do modo como a concebemos nos países 
industrializados, ainda não chegou ao Brasil, muito embora nossas emissoras 
de rádio venham usando a transmissão da imagem à distância. 

No Brasil 43 tele emissoras (eram 44, incendiaram uma) disputam a 
preferência dos proprietários dos 4 milhões de receptores (dos quais cerca 
de 40% vivem desligados). Os rapazes até os 12 anos, as meninas até os 16, 
fazem dela uma paixão, rivalizando com os anciãos e inválidos. A dona de 
casa liga seu aparelho para ter som, “companhia”. Os casais, em geral à 
noite, assistem aos programas que os filhos escolhem. 

Tentativas têm sido feitas para melhorar o conteúdo ou pelo menos 
diminuir os danos causados pela televisão brasileira. Artigo 99 e Concertos 



para a Juventude, programas jogados nos horários menos próprios ou em 
canais menos vistos, hoje já possuem patrocinadores, o que garante 
sobrevivência. 

A Rádio Televisão Educativa dá seus passos (são excelentes os frutos 
colhidos por ocasião do I Seminário Brasileiro de Rádio-Televisão 
Educativa), mas não é o suficiente. 

A TV Cultura, em São Paulo, é ainda um “laboratório”, mais importando 
na medida em que educadores, psicólogos, jornalistas, acompanham sua 
evolução. 

O público, de tanto ouvir dizer que sua TV é medíocre, sofre um certo 
complexo de culpa, e parece estar aberto para receber um novo tipo de 
televisão, e cabe às forças vivas do país mostrarem-se atentas a essa boa-
vontade popular e criarem a oportunidade de salvar o mais fantástico 
veículo de comunicação de massa existente. 

É chegada a hora de interligar numa grande rede nacional os canais 
concedidos aos programas educativos do Rio Grande do Sul, São Paulo, 
Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas, usando os 128 canais 
reservados pelo governo federal para o Sistema Nacional integrado de 
Televisão Educativa. 

O projeto SACI (Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares), 
elaborado pela Comissão Nacional de Aeronáutica e Espaço, esbarra com 
sérios problemas: menos de 3 milhões de aparelhos receptores funcionando 
(são 4 milhões, menos 40% de desligados) para uma população de 90 
milhões. Faltam verbas (o custo anual do projeto será de 19 milhões de 
dólares), falta eletricidade para captação nas vilas mais necessitadas, 
abandonadas pela civilização. Faltam aparelhos receptores. Não só 
educação, mas também cultura e entretenimento. Concorrer com qualidade, 
forçando as emissoras privadas e reformular suas programações. 

 
(Serviram de fontes: o anuário “QUID” de 1969, o livro de 

Fernand Terrou “L´ INFORMATION”, o artigo de M. Perron “L´ 
ORTF, ASPECTS FINANCIERS”, e levantamentos de audiência de 
MARPLAN e IBOPE. As estatísticas sobre número de aparelhos são 
em geral estimativas calculadas sobre dados oficiais quase 
sempre ultrapassados, daí a impossibilidade de confirmar a 
exatidão.) 
 
(1) Monografia a ser apresentada no Centre d’Études de Communication de Masse da Sorbonne, 
curso de M. Edgar Morin 
 
* BLOCH COMUNICAÇÃO 
Nº 18 – 1970 


