VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

A condição feminina

Procurando explicar por que a mulher ganha 30% menos do que o homem em trabalho igual, o IBGE acrescenta que ela produz 11% menos. Realmente, não é pequeno o número de mulheres que tem duplo expediente: mãe e trabalhadora. Sem esquecer o marido. É do escritório que ela administra o lar, a escola, o lazer da família e as doenças. Não raro ela mesma objeto de doenças típicas, como a TPM.

Por se aposentar cinco anos antes do que o homem, e por ter uma gama de direitos que acabam lhe prejudicando (licença-maternidade, licença-amamentação, não pode ser transferida para o turno da noite, não pode ser transferida de cidade, não pode trabalhar em áreas com potencial insalubre, etc), os patrões se recusam a dar-lhes oportunidades de crescimento com cursos e seminários fora da empresa.

Muitos políticos, ao disputar o voto feminino, criam leis que, fora do serviço público não há empresário que possa bancar. Daí a mulher ganhar menos e ser a primeira a ser demitida nas crises econômicas.

E ainda tem mulher que se presta a um terceiro papel – o de esposa que cuida da aparência, da roupa, do corpo, da mente e da alma....

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.