VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

A condição feminina

Procurando explicar por que a mulher ganha 30% menos do que o homem em trabalho igual, o IBGE acrescenta que ela produz 11% menos. Realmente, não é pequeno o número de mulheres que tem duplo expediente: mãe e trabalhadora. Sem esquecer o marido. É do escritório que ela administra o lar, a escola, o lazer da família e as doenças. Não raro ela mesma objeto de doenças típicas, como a TPM.

Por se aposentar cinco anos antes do que o homem, e por ter uma gama de direitos que acabam lhe prejudicando (licença-maternidade, licença-amamentação, não pode ser transferida para o turno da noite, não pode ser transferida de cidade, não pode trabalhar em áreas com potencial insalubre, etc), os patrões se recusam a dar-lhes oportunidades de crescimento com cursos e seminários fora da empresa.

Muitos políticos, ao disputar o voto feminino, criam leis que, fora do serviço público não há empresário que possa bancar. Daí a mulher ganhar menos e ser a primeira a ser demitida nas crises econômicas.

E ainda tem mulher que se presta a um terceiro papel – o de esposa que cuida da aparência, da roupa, do corpo, da mente e da alma....

0 visualização

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.