VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

A grande ilusão

Atualizado: 22 de Set de 2019



Desde 1947 um homem mostra o Evangelho como solução para todos os males Seu misticismo está no sangue de pele vermelha. Sua palavra troa como canhão, anunciando as mensagens da Igreja Pentecostal. “Meu maior temos é por meus filhos. Qual será o futuro deles, num mundo que parece ter perdido o senso de valores?”


Essa pergunta é do pregador evangelista Oral Roberts, um americano de 48 anos, natural de Oklahoma e pai de quatro filhos. Dizem que oito milhões de pessoas entregaram seu destino a Cristo e passaram a entendê-Lo, depois de ouvir o homem que ocupa uma cadeia de 350 emissoras de todo o mundo, para sentenciar coisas desta ordem: “Olhe para Jesus e seja integralmente curado”. O poder de cura de Oral Roberts reside principalmente na sugestão: as pessoas que se reúnem no Maracanãzinho experimentam uma sensação de alivio e de felicidade, através do verbo evangelista, que um interprete traduz fielmente. Quanto às curar físicas milagrosas, surge a antiga controvérsia. Uns juram que Oral Roberts faz cego enxergar e paralítico andar. Com a mesma disposição, uma parcela do povo americano acha que o homem é um tipo clássico de pregador, inflamado pelos problemas modernos e muito íntimo de Cristo, a tal ponto de considerar-se seu porta-voz. A verdade é que diante do Elmer Gantry de Oklahoma desfilam multidões de infelizes, procurando soluções para seus males de espírito e de corpo, pedindo respostas para uma infinidade de perguntas. Oral Roberts faz distribuir entre o povo milhares de folhetos de apresentação, com espaço para pedido de oração e uma página de hinos do louvor (Jesus é o Amigo), obtendo resultados incríveis em termos de presença.


Ele monopoliza um estádio inteiro, repetindo as palavras do Senhor: queres ir curado? Os portadores de defeito físico se agitam em suas cadeiras e muletas, mulheres levantam os braços em direção ao pregador, os doidos ficam mais lúcidos e esperançosos. Oral Roberts costuma preparar o ambiente, antes da grande função, encontrando o seu material humano em completa disponibilidade espiritual. Tem gente que sai curada, esquecendo-se, talvez, de que um bom psicanalista poderia mostrar-lhe os caminhos tortuosos da felicidade terrena. Mas um médico custa dinheiro e Oral não cobra nada.


FATOS & FOTOS, 20 de agosto de 1966

6 visualizações

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.