Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

As ilusões perdidas


Retirante, sabia o que é miséria. Filho de família grande, sabia o que é fome. Tendo perdido a esposa numa maternidade do SUS, sabia que é a saúde pública. Casado com viúva de um taxista assassinado por latrocidas, sabia a dor como consequência da violência. Eleito pelo maior número de votos que alguém já recebeu, tinha apoio para fazer um bom governo. Amado pelo povo e respeitado pelos adversários, viajou para conquistar corações e mentes. As Nações Unidas pararam para ouvi-lo exigir ação efetiva que mitigue a fome no mundo; na França, era o “l’homme qui est venu de là bas”; Universidades lhe outorgavam títulos. Cadê os 10 milhões de empregos que iam ser criados?


O que deu errado com Lula? Com a comida quente e servida na hora, não quis saber o que se passava na cozinha do poder. Com tantos irmãos e filhos, ignorou como eles sobreviviam. Num Congresso que antes definira como acoitado por “300 picaretas”, ficou encantado com o apoio as seus poucos projetos de lei. Cacau, que antes fora favorável à reeleição, hoje dá a mão à palmatória de que deve ter sido um equívoco, um grave erro: o primeiro mandato serve para formar caixinha e alianças para garantir o segundo mandato. As promessas ficam para o 2º governo, mas aí já não há mais vontade política, o cafezinho é servido frio, os amigos se afastam, os aliados correm para o novo candidato, os olhos voltados para o próximo presidente. É o sol da meia-noite aquecendo as ilusões perdidas, pois os recentes escândalos apenas mostraram que o rei está nu.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;