VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

O álcool da discórdia

Está faltando comida no mundo e querem culpar o biocombustível, promissora oportunidade de aproximar países tropicais, mais pobres, do Hemisfério Norte, dos mais ricos. A agricultura abaixo do Equador se revela mais produtiva, menos poluente e com disponibilidade de terras desabitadas. Os economistas já previam que quando cada chinês consumisse um cafezinho iria faltar açúcar no mundo. Pois agora 2,4 bilhões de chineses e indianos estão consumindo mais alimentos. Assim, falta milho, arroz e trigo. Como vai faltar açúcar, soja, queijo, carne, leite... e, se bobearem, água.

Quando o petróleo disparou de US$ 20 para US$ 40, o Brasil parou. Em 1975, produzíamos pouco mais de 200 mil barris de petróleo, contra um consumo de um milhão, e não havia como pagar a fatura. Foram criados os "contratos de risco" da Petrobras e o Proálcool, para substituir 100 mil barris de gasolina por dia. Mas não se pode culpar o Brasil, que produz apenas 6% dos cereais consumidos no mundo (130 milhões de toneladas contra 2,073 milhões). A cana não compete com alimentos e o milho que falta saiu das 130 milhões de toneladas que os americanos consomem para produzir etanol, encarecendo tortilha, maisena, cuscuz, polenta, pão de milho, pipoca, canjica, flocos, mingau, pamonha, angu e até ração animal.

Para o Brasil, a culpa é dos subsídios e barreiras agrícolas dos países ricos.


NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.