VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

O 3º muro da vergonha 

Em 2006 os americanos vão construir um muro entre a fronteira dos EUA e México para impedir a entrada de cerca de 400 mil mexicanos anualmente. Calcula-se que, nos Estados Unidos, existam de 8 a 18 milhões de imigrantes, a maior parte mexicana. Muitos brasileiros também estão usando essa rota de entrada ilegal (sem visto) e até catarinenses, principalmente de Criciúma. O muro é produto da nova Lei do Controle de Proteção Fronteiriça, Antiterrorista e de Controle da Imigração Ilegal. Os americanos roubaram do México o Texas e o Novo México, aliás como o Brasil roubou da Bolívia o Acre. O Muro da Vergonha I tinha 46 km de extensão. O Muro da Vergonha III terá 1.000 km. O Muro da Vergonha II fica entre Israel e a Cisjordânia palestina, com 360 km.


Quando do fim da Guerra, os Americanos, Russos, Franceses e Ingleses repartiram a Alemanha ocupada em 2 setores, Ocidental e Oriental. Berlim ficava no centro, com quatro setores. Em 1948, Stalin, o ditador russo, impediu o acesso terrestre pela Alemanha Oriental (onde se situava Berlim) e os Aliados criaram a famosa “Ponte Aérea” que abastecia a parte sitiada da capital. Em 1961, Khruschov, que sucedera a Stalin, construiu um muro de aço, concreto e arame farpado, que definitivamente separou a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental. Portas e janelas das casas próximas à fronteira foram lacradas, e os moradores, forçados a mudar dali. Era o “Muro da Vergonha” e que caiu de caduco em 1989.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.