VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

O mapa do coração


Abraham Lincoln, o amargurado e sofrido 16º presidente dos Estados Unidos, afirmou, certa vez, que “Só quem ajuda pode criticar”. Num curso de criatividade, a primeira lição do mestre é: nunca critique seu colega, tenha a dignidade de propor uma ideia melhor. Se essas pequenas pérolas do pensamento humano fossem de todos conhecidas, o mundo, por certo, seria bem mais tolerante e até agradável.


Tudo isso porque Cacau leu, de Robert Louis Stevenson (escritor escocês, autor de A Ilha do Tesouro e O Estranho Caso do Dr. Jekill e o Sr. Hyde, mais conhecido entre nós como O Médico e o Monstro) a seguinte preciosidade:”O homem que venceu na vida é aquele que viveu bem, riu muitas vezes e amou muito; que conquistou o respeito de homens inteligentes e o amor das crianças; que preencheu um lugar e cumpriu uma missão; que deixa o mundo melhor do que o encontrou, seja com uma flor, um poema perfeito ou o salvamento de uma alma; que procurou o melhor nos outros e deu o melhor de si...”


Afinal, o único momento que existe é o aqui e agora. O presente é mais importante que o passado - que já foi - e do que o futuro - que é uma incógnita. E para que a vida tenha sentido, devemos partir do ponto de vista em que estamos, com os recursos que dispomos. Nada de esperar o momento ideal, que pode nunca chegar. Aproveite o dia para sentir-se feliz. Como dizia o “Lenhador de Kentucky “ (Lincoln): “Muita gente se sente feliz porque se convence que o é...”

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.