VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Razão e preconceito

Apesar da flagrante prosperidade que beneficia o país, onde milhões de brasileiros compraram carros usados e outros milhões estão comprando casa própria, há uma ostensiva onda de agressividade contra o presidente Lula e a recém-eleita, Dilma Rousseff, que assusta o país. Tal fato está chamando a atenção de cientistas políticos: como uma nação elege, por dois mandatos, um metalúrgico como presidente, agora uma mulher, ambos de centro-esquerda, e registra feroz resistência conservadora à ascensão de uma imensa massa de miseráveis à cidadania.

Regiões foram tiradas da miséria junto com a massa de beneficiados por programas sociais, com evidente redução da desigualdade. Mas tem trazido à tona o que há de pior nas classes médias tradicionais e nas elites do país, deixando a descoberto o preconceito e a desinformação. Para alguns cientistas, no entanto, em muitos casos trata-se puramente de má-fé misturada com ignorância.


NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.