VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Socorro, vão roubar o teu voto

Há gerações que a sociedade vem reclamando de uma melhoria na representação política, como diminuição do número de deputados e de senadores, redução do tempo dos mandatos e fim dos “suplentes”, aqueles “malas” que não aparecerem na lista eleitoral e dos vices, aqueles que são sem terem sido. No lugar disso os Deputados respondem com as seguintes ameaças:


1) você não poderá mais escolher, bem ou mal, seu deputado federal. Será eleito aquele que constar primeiro na “lista fechada”. Ou seja, a eleição para deputados passa a ser indireta.


2) cada brasileiro vai pagar 7 reais para os candidatos fazerem sua campanha;


3) os partidos nanicos, uma pletora de aventureiros albergados em 27 siglas partidárias, continuarão existindo;


4) você continua sendo obrigado a comparecer à urna eleitoral, sob pena de multa e perda de direitos políticos.


Se esse é o preço da liberdade, então fica combinado assim: enquanto os congressistas continuam insultando a Nação e nós financiando um dos Congressos mais onerosos do mundo, onde um motorista pode ganhar 5 mil reais por mês, a vida continua. Cacau sugere que, assim como Gandhi venceu os ingleses com a política de não-resistência, nós lutemos contra os políticos batendo-lhes na cara com os versos de nossos poetas, como Cecília Meirelles (“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta/ que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”) ou Medeiros e Albuquerque (“Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade! Dá que ouçamos tua voz!”).

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.