VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Socorro, vão roubar o teu voto

Há gerações que a sociedade vem reclamando de uma melhoria na representação política, como diminuição do número de deputados e de senadores, redução do tempo dos mandatos e fim dos “suplentes”, aqueles “malas” que não aparecerem na lista eleitoral e dos vices, aqueles que são sem terem sido. No lugar disso os Deputados respondem com as seguintes ameaças:


1) você não poderá mais escolher, bem ou mal, seu deputado federal. Será eleito aquele que constar primeiro na “lista fechada”. Ou seja, a eleição para deputados passa a ser indireta.


2) cada brasileiro vai pagar 7 reais para os candidatos fazerem sua campanha;


3) os partidos nanicos, uma pletora de aventureiros albergados em 27 siglas partidárias, continuarão existindo;


4) você continua sendo obrigado a comparecer à urna eleitoral, sob pena de multa e perda de direitos políticos.


Se esse é o preço da liberdade, então fica combinado assim: enquanto os congressistas continuam insultando a Nação e nós financiando um dos Congressos mais onerosos do mundo, onde um motorista pode ganhar 5 mil reais por mês, a vida continua. Cacau sugere que, assim como Gandhi venceu os ingleses com a política de não-resistência, nós lutemos contra os políticos batendo-lhes na cara com os versos de nossos poetas, como Cecília Meirelles (“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta/ que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”) ou Medeiros e Albuquerque (“Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade! Dá que ouçamos tua voz!”).

0 visualização

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.