top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
  • Foto do escritorVanio Coelho

“Le sou perdu”

Um francês ia caminhando quando viu uma criança sentada no meio fio e chorando. -“O que houve?” – “Meu sou caiu no bueiro, M’sieur, e não consigo mais achá-lo”. Como o sou era moeda de pouco valor, cerca de 20 centavos de franco, Monsieur achou por bem dar um sou para a criança que, aí, passou a chorar mais forte ainda. -“O que houve agora?” -“É que se não tivesse perdido meu sou, eu agora teria dois sous...” Existem adultos que se tornam, com o tempo, prisioneiros da própria lógica, como aquela criança. Não adianta dizer-lhe que, não tivesse perdido o primeiro sou, não ganharia o segundo: sua lógica é impecável: não houvesse perdido seu sou, agora teria dois.


Muitos investidores, de cabelos brancos até, fazem suas aplicações seguindo suas próprias lógicas e depois se questionam onde erraram. Sou levado a dar um exemplo, para ser mais específico: milhares de investidores acreditaram numa empresa petrolífera, levados mais pela admiração no empresário bem sucedido, que a lançou, tido como Rei Midas, deixando de lado outros fatores como a racionalidade, o bom-senso, a segurança, o questionamento: pode-se criar uma empresa petrolífera assim, de repente? Seguiram a lógica, esqueceram a razão, compraram esperanças e hoje nadam em espuma.


Não vamos citar a PETROPAULO, mas montar uma petrolífera partindo do nada é tão impossível quanto querer montar um carro de ponta para competir na Fórmula I e vencer já no primeiro ano: são milhares de peças, quebra-cabeças, conjuntos que vão exigir uns 10 anos de prática. Afinal a Petrobrás sobreviveu à queda do monopólio não por ser estatal mas porque tem o mais importante nesse mercado: 70 anos de experiência com sua memória viva nos mais de 85 mil empregados de idades variadas.


Sou investidor em fundos imobiliários há mais de 7 anos, e as atitudes lógicas que tomei foram sempre sopesadas com outros elementos como a racionalidade, a leitura dos fatores de risco (os imóveis têm contenciosos? Algum nas justiça? Podem ser desapropriados? Necessitam de reformas custosas? O gestor se preocupa com a adimplência do inquilino?). E tenho recomendado a amigos e, sobretudo, para minha família: não fiquem prisioneiros da própria lógica!

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Encontrei alguém para pagar minhas contas

Que tal você encontrar alguém que pague mensalmente as suas contas de IPTU, condomínio, TV a cabo, Telefone, Internet, Luz, Netflix, Jornal

bottom of page