top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
  • Foto do escritorVanio Coelho

Sozinhas e felizes

Mulheres sozinhas interessadas em encontrar um parceiro há tempos deparam com uma dificuldade: a desvantagem numérica. No Brasil, o número de mulheres solteiras, separadas e viúvas supera o de homens nas mesmas condições. Essa diferença é superior a 5 milhões. A partir dos 35 anos de idade, a taxa de solidão feminina aumenta e a dos homens diminui. Na idade adulta, quatro em cada 10 brasileiras estão sozinhas. Na faixa dos 50, a diferença é simplesmente o dobro e a partir dos 60 anos a diferença triplica. Enquanto isso, o celibato masculino vai diminuindo, seja pela mortalidade, seja pelas novas uniões. Estudiosos indicam que os homens preferem não apenas mulheres mais jovens como, também, menos cultas, e as mulheres buscam parceiros mais bem-sucedidos e inteligentes do que elas mesmas, o que vai estreitando as opções.

Vale a pena ser sozinha? Pois não é que as pesquisas indicam que as mulheres que vivem sozinhas são mais felizes? Além de que elas ganham em média 62% mais do que as acompanhadas. Viúvas e as solteiras que nunca viveram com ninguém possuem maiores rendas de pensões e aposentadorias, reflexos de sucessão de direitos adquiridos de maridos e de pais. É por isso que as novas donas do pedaço cunharam a expressão "namorido", uma simbiose de namorado e marido - os prazeres da vida a dois, mas sem os respectivos ônus (comida, roupa lavada, filhos). Mesmo porque pesquisa recente revela que para 60% viver juntos é praticamente estar casado. a com toda essa grana?


NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

bottom of page