top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
  • Foto do escritorVanio Coelho

As mensagens cifradas do amor 

“Ana, quero que o mundo saiba que te amo. Eu...” Quem será “EU”? Se deseja que o mundo tome conhecimento de seu amor, por que se esconde atrás de seu egocentrismo? Será casado e prefere manter clandestino seu amor? “EU” seria outra mulher, com medo de sair do armário? Há um paroxismo nessa nova modalidade de aparecer. Anúncios discretos - “Jovem livre e avançada deseja conhecer executivo para relacionamento sem laços emotivos e ajuda financeira...” Alguns são até grotescos: “Procuro companhia feminina para repartir leito e despesas em viagem ao sul...”. Tem os desesperados: “Sérgio, volte, nós te amamos...”. Os ingênuos :”Tarcisio do Amaral foi homenageado por seus colegas na repartição do ITEPEC^’”. Os tolos, ah! os tolos. ... “Estudante com disponibilidade de tempo oferece-se para transmitir carinho a senhoritas e jovens senhoras mal casadas...” Os esperançosos: “Gostaria de rever aquela moça da Pavuna que conheci no ônibus 433 dia 13 de março...”. Enfim, os enigmáticos, que nos evocam chantagem, rapto, tentativa de golpe: “Túlio - tudo certo, concordamos. J...” ou “ A quimera não é uma flor que se abre na primavera”; “P., aguardo seu telefonema...”


O que se esconde por trás desses anúncios publicados cada vez com mais ostensividade nos grandes jornais? Criados inicialmente para aproximar compradores e 50 anos vendedores, os “classificados”, como são chamados anúncios soltos, tornam-se verdadeiros achados no mundo confuso das comunicações na cidade grande. A tal ponto que já existem jornais que só publicam anúncios, gratuitos e pagos e são vendidos nas bancas, representando eficiente meio de comunicação para vendas de pequeno valor e troca. Já no caso dos chamados “anúncios sociais” ou “pessoais”, o que se nota é a insinceridade e a vaidade. Mas sua leitura oferece um ama fonte lúdica e “voyeurista”, tornando-nos testemunhos inusitados da difícil comunicação entre amores que se perdem e desesperos que se buscam, mesmo que para isso tenham de gritar publicamente. Antes assim, pois onde há esperança, há vida.


JORNAL DA CIDADE-Tubarão-NOV/1984

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

bottom of page