Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

As rainhas

E hoje é o dia da gratidão, desde que, há 101 anos, a americana Ana Jarvis, perdendo sua mãe, iniciou uma campanha que atingiu o mundo para instituir o Dia das Mães. Para homenageá-la, podemos recriar os versos de Coelho Neto: “Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração! Ser mãe é andar chorando num sorriso! Ser mãe é ter um mundo e não ter nada! Ser mãe é padecer num paraíso!”.


Melhor: se afinados, podemos cantar os versos de David Nasser: “Ela é a dona de tudo/ Ela é a rainha do lar/ Ela vale mais para mim/ Que o céu, que a terra, que o mar/ Eu cresci, o caminho perdi/ Volto a ti e me sinto criança/ Se eu pudesse eu queria outra vez, mamãe/ Começar tudo, tudo, de novo”.


Podemos até plagiar o Bispo de la Serena: “Uma simples mulher existe que, sendo forte estremece ao choro da criança e, sendo fraca, se alteia com a bravura do leão; viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que somos e tudo o que temos daríamos para vê-la de novo, e dela receber um aperto de seus braços, uma palavra de seus lábios...”.


Mamãe, Mamma, Ma, Mammy, Mother, Mère, Matyuka, não importa a língua, hoje é um daqueles raros dias em que chineses e tibetanos, judeus e palestinos, ingleses e irlandeses, gregos e turcos, bolivianos do leste ou do oeste, todos dão uma pausa ao ódio. Vai, cara, corre e abraça tua mãe.


NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;