top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
  • Foto do escritorVanio Coelho

Diga ao povo que fico

A idéia de um terceiro mandato consecutivo para Lula volta a circular em Brasília. O PSDB e o DEM tentam criar barreiras contra a reforma constitucional. O PT, em convenção, decide ser contrário a um terceiro mandato. Mas com José Dirceu e Antonio Palocci fora da competição, por excesso de esperteza, o partido está sem forte candidato à sucessão. Em 1992, com medo da então "garantida" eleição de Lula, reduziu-se o mandato para quatro anos. Em 1996, novamente com medo do "imbatível" Lula, criou-se a reeleição para FHC. Os argumentos renascem agora, só que para eternizar Lula. O presidente disse que, "falando do coração, acho uma bobagem e uma falta de assunto da oposição ficar discutindo o terceiro mandato". Ok, mas projeto para isso está prontinho para ser protocolado na Câmara, mesmo que 65% da população seja contrária.

Duvidar da sinceridade de Lula seria lutar contra a notícia. Alterar a Constituição custaria enorme preço em termos de cargos e favores, pois são necessários dois terços dos votos. Não é mais tático candidatar-se em 2014 e dizer que tinha força política para continuar no cargo, mas recusou? Lula não é da nobreza, embora dotado de uma esperteza de gênio. Mas não custa lembrar Dom Pedro, nosso primeiro imperador, que, insuflado e adulado, bradou, naquele 9 de janeiro de 1822: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico."

Se o imperador não resistiu aos apelos, nosso operário-padrão o fará? Por isso, melhor ficar com um olho na missa e outro no padre.

NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

bottom of page