Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Invasores de corpos 

De quem o mérito por uma lei inteligente? É conhecido o adágio “O sucesso tem mil pais; o fracasso é órfão...”. Um exemplo? De quem a ideia dos “sacolões”, um espaço livre onde agricultores vendem diretamente ao consumidor frutas e legumes, alguns nobres como melão, pêssego e maçã, a 89 centavos o quilo? Andrino diz que é o criador, Cacau surpreendeu Sergio Grando fiscalizando pessoalmente e Ângela jura que substituiu os galpões por prédios de alvenaria. Não houve aí uma sequência de atitudes - a ideia, a execução, o aperfeiçoamento? A nota vem a propósito da auto-suficiência brasileira de petróleo. Afinal, apenas cinco ou seis países produzem mais de dois milhões de barris de petróleo por dia, como o Brasil. Lula é o responsável? A propaganda oficial vai dizer que sim, mas a história é um pouco diferente, pois nenhum presidente da República negou recursos à nossa maior empresa, hoje a 50ª maior do mundo.


Criada em 1953, a Petrobrás iniciou com uma produção de pouco mais de mil barris por dia. Contratou o famoso geólogo americano Mr. Link que declarou: “o Brasil não tem petróleo! Só se pesquisar no mar”. Com a descoberta de petróleo em Nova Olinda, no Amazonas (que se revelou não comercial), Walter Link quase foi linchado. A segunda parte de seu relatório não foi percebida na época. Ele estava certo. A primeira descoberta no mar foi em 1968, no Sergipe; depois vieram as megas descobertas na bacia de Campos, litoral carioca, Santa Catarina e outros. Agora que a produção supera o consumo, em torno de 1.900.000 barris por dia, o país pode fazer o seguinte inventário: que bom que a Petrobrás só foi descobrir petróleo em quantidade nos anos setenta. Houvesse descoberto petróleo nos anos 60, quando o barril custava um dólar, nós não teríamos mais petróleo (uma jazida dura no máximo de 10 a 15 anos) e teríamos de pagar, hoje, 80 dólares cada barril. Bendita “incompetência”!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;