Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

No remanso das horas

A recente postura do Senado em negar apoio à criação da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo apenas confirma o que o Presidente Lula não quer denunciar: com esse Congresso não dá para governar. Só com a ajuda de “mensalidades”, nomeações em diretorias e mesmo cargos subalternos e liberação de verbas através de emendas orçamentárias. Até se poderia dar um retoque moralista no paredão para aprovar a Medida Provisória que criou a pasta do ex-quase-futuro Ministro Mangabeira Unger: impedir a criação, escondidamente, de mais 660 cargos públicos, sem concurso e sem controle. Mas não dá para disfarçar. Cargos na Petrobrás, no Ministério dos Transportes, em Furnas ou onde houver orçamento recheado.


Dizem que até Renan Calheiros, para conter o PT, estaria por traz dessa nova objeção à modernização do País. A triste figura do criador de gado de Alagoas parece se encaixar às luvas naquele painel descrito por Millor Fernandes: “Desenvolveu tanto a habilidade da mentira que todos acreditam nele. Ele é que não acredita em mais ninguém...”. O Presidente do Senado, liderando uma corrente para mostrar força – logo ele, tão decaído – em nada eleva a política brasileira, antes pelo contrário não deixa sair de cada coração e mente a vontade de diminuir o número de políticos com a extinção do Senado. E, no entanto, no lugar de agir, se faz passeata pública. Com isso se lava a alma, mas o problema continua.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;