top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
  • Foto do escritorVanio Coelho

Noblesse oblige

O Superior Tribunal Eleitoral declarou que os mandatos do legislativo (deputados federais e estaduais) pertencem ao Partido que recebeu os votos e não aos deputados que assumiram graças à legenda (nas eleições majoritárias, vence quem tem mais votos; nas proporcionais, cada partido faz tantos deputados quantos forem a legenda, isto é, o número de votantes pelas vagas existentes, algo assim como 170 mil votos para federal e 75 mil para a estadual. Isto é, cada partido terá tantos deputados federais quantas cotas de 170 mil votos receber: se recebe 340 mil, terá 2 deputados, se recebe 160 mil não terá nenhum deputado).


Ocorre que, depois de eleito, o deputado migra de um partido para outro, às vezes em busca de espaço para se candidatar a cargo de prefeito ou governador, às vezes por incompatibilidade e, em alguns casos, por mera pecúnia. Isso faz com que Partidos “engordem” artificialmente (como o PR, ex PL, que recebeu 18 deputados) enquanto outros (PFL, PPS e PSDB perderam 23). Agora esses políticos correm o risco de perderem o mandato.


Em Santa Catarina temos 3 deputados (Djalma Berger e Nelson Goetten, no federal e Odete de Jesus, no estadual). O que lhes reserva o destino? Assumirão o nobre gesto da renúncia? O retorno ao velho ninho? Vitória no “tapetão”? Fala-se muito em “traição” e “desrespeito” ao eleitor. Sem entrar em juízo de valor, Cacau lembra, e só porque hoje é domingo, os versinhos do velho Drumond: João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

bottom of page