Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

O cavaleiro da triste figura (I)

Um dia, Don Alonso Quijana, tido como “Quixote”, acordou pensando que recebera a divina missão de proteger os pobres e desvalidos, deter a prepotência e honrar a lembrança dos cavaleiros andantes. Deixou sua vila na Mancha e foi à luta montado em seu Rocinante. Querendo consertar as coisas tortas e desfazer os agravos do mundo, encontrou no gorducho Sancho Pança, um lavrador, seu fiel escudeiro.


Para completar, chamou de “Dulcineia del Toboso” uma pobre camponesa de nome Aldonça Loureiro. E assim, o Homem de la Mancha foi em busca de seu glorioso destino. Luiz Inácio da Silva, dito “Lula”, saiu de Garanhuns num pau-de-arara, com a sábia missão de dar 3 refeições por dia a cada brasileiro, empregar 10 milhões de pessoas, transferir os impostos para as cidades que consomem e não para aquelas que produzem (que já detêm o emprego) e limitar a aposentadoria em R$ 2.400,00, que hoje chega a R$ 48.000,00. Iniciou seu governo achando que fazendo o possível, quando terminasse estaria fazendo o impossível.


Pensou estar cercado de Cavaleiros Andantes e Nobres Altruístas e vivendo num mundo de elevados propósitos. Don Quixote, forçado a abandonar suas aventuras, descobriu a fatuidade de suas quimeras, deixando ao ingênuo Sancho a paga pouco atraente de uma existência desprovida de heroísmo e de poesia. Lula, como O Cavaleiro da Triste Lembrança, ao enfrentar a greve do funcionalismo, o corporativismo dos juizes, a chantagem dos governadores e o fisiologismo dos políticos, aprendeu, como o Gen. Ernesto Geisel (que governou o Brasil de 1974 a 1979): na presidência se programa o ótimo, espera- se o bom e se aceita o razoável.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;