top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
  • Foto do escritorVanio Coelho

O preço da ilusão 

Corria o ano de 1957. Nilton Nascimento filmava, em Floripa, o primeiro longa metragem catarinense: O Preço da Ilusão. O roteiro era de Salim Miguel e sua mulher Eglê Malheiros (juro que Salim renega o filme até hoje). Até o querido Ilmar Carvalho atuava no filme. A história é a de sempre: a menina, bonitinha, com ambições acima de sua capacidade, é cooptada para o trinômio concursos-manequim-modelo, com promessas de fama e riqueza. Na nova posição de musa-de-alguma-coisa, a moça bonita deixa para traz o primeiro namorado, os pais (para quem pretende comprar uma casa - hoje é um apartamento) e a cidadezinha provinciana, nossa deslumbrada miss fica na espera de uma fama e uma fortuna que nunca chegam. Como Conceição, aquela que desceu o morro atrás de coisas que o morro não tem, e nunca mais ninguém viu, a heroína acaba como quase todas.


O desaparecimento de Taíza Thomsen, a Miss Brasil 2002 da qual não se tem notícias há vários meses e a família de Joinville registrou o desaparecimento, nos leva à analogia com aquele filme de 50 anos atrás. Menina de boa índole, segundo sua mãe, queria ser Miss com o propósito de obter recursos e ajudar os pobres. Há mil maneiras de ajudar o próximo sem precisar se expor, como indo aos hospitais e ler para crianças ou idosos. O caminho da fama, contudo, que parece ser o mais fácil, é aquele que cobra o preço mais alto. Às vezes leva a honra, algumas vezes a morte, quase sempre destroi o orgulho.Vale a pena ser Miss?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

bottom of page