VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Os ovos da serpente

"O horário político é o único momento em que os ladrões ficam presos em cadeia nacional", diz a ácida crítica de um anônimo. Os juízes tentaram estancar os corruptos ainda no nascedouro, vetando as candidaturas de políticos com ficha suja.

Para assumir cargo público, o concursado tem de apresentar atestado de bons antecedentes, mas para ser prefeito, governador e presidente ele seria dispensado da certidão negativa. Pode? A Associação de Magistrados do Brasil recomendou negar registro a candidatos com ficha suja, mas o Supremo vetou por falta de lei específica.

Um filme de Ingmar Bergman (O Ovo da Serpente) aterroriza as platéias mostrando, por parábola, o que se passava em Berlim em 1923, no nascimento do nazismo, que já exacerbava o anti-semitismo, a intolerância e o fanatismo, permitindo antever os traços do monstro em gestação.

Através da fina membrana transparente do ovo já se percebe a serpente, em contraponto à queima de livros, saque e depredação de estabelecimentos judeus e o desrespeito à ordem constituída. Vamos matar no ovo a serpente corrupta, apoiando a campanha do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, já com 200 mil nomes, exigindo negar registro a quem está sendo processado.

Lembrem-se que Paulo Maluf, o político mais processado no país, vem procrastinando suas condenações desde 1970, quando doou fusquinhas à Seleção tricampeã, e só passou alguns dias na cadeia apenas por "constranger testemunhas".


NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.