©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Pai e filho

Pai e filho (1)

Em 2007, a inflação foi de 4,4%, o crescimento superou os 5%, as ações valorizaram 44% e 1,6 milhão de jovens encontraram seu primeiro emprego. Nunca, na história deste país, uma geração inteira, hoje na faixa dos 40, vira o país crescer como agora. Mas a participação dos salários no bolo econômico caiu de 35% para 31%, enquanto que o capital subiu de 31% para 36%.

Hoje são 190 mil milionários, entre eles, o senador Edison Lobão, seu filho Edinho e a esposa, deputada federal Nice Lobão, todos com patrimônio superior a vários milhões de reais, com acusação de possuírem bens em nome de terceiros e sem origem clara. Lobão fazia parte dos "Três Porquinhos", aquele trio nordestino que lançou Silvio Santos a presidente do Brasil.


Pai e filho (2)

A inflação, o desemprego e a miséria são maldições que se afastam da praia de Lula da Silva. Com a ida de Edison Lobão para o Ministério das Minas e Energia (Petrobras, Eletrobrás, Eletrosul), sabe quem assume a sua vaga no Senado? Claro, o filho Edinho. Como disse, há 300 anos, o irlandês Edmund Burke, os homens maus só triunfam porque os homens bons nada fazem ("The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing").

Quando caía a noite nos territórios ocupados pelos romanos, os centuriões indagavam aos noctívagos: "Unde venis? Quo vadis?" Daí o questionamento deste colunista da província: você sabe para onde o Brasil está indo?


NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

4 visualizações