VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Perigo imediato


Eis que parte do PT, em seu último congresso, uma proposta simplesmente deliciosa: eliminar o sistema bicameral no Brasil. Isso significa pura e simplesmente extinguir o Senado Federal, seus 81 senadores, seus milhares de 500 funcionários e duas empresas públicas ociosas: a Rádio Senado e a TV Senado. Resultado da heróica decisão: uma economia anual de DOIS BILHÕES DE REAIS, suficientes para construir 250 pontes iguais à Hercílio Luz a cada ano, ou ainda DEZ MILHÕES de residências populares a cada cinco anos. Realmente pode um País pobre como o Brasil ter mais senadores por Estado do que a riquíssima América do Norte (lá são dois por Estado, contra nossos três)?


É verdade que o processo bicameral, obrigando-se a votar as leis federais em duas casas, na Câmara Federal, onde a representação é proporcional à população de cada Estado, e no Senado, traz algum equilíbrio entre Estados ricos e pobres, populosos e pequenos. Mas seu perpétuo envolvimento em escândalos ofende o eleitor, envergonha a Nação e macula a visão externa, igualando-nos a uma republiqueta de bananas. Afinal, os 3 últimos presidentes do Senado (ACM, Jader Barbalho e Renan Calheiros) foram processados, dois renunciaram e um terceiro vaga entre os vivos como se morto fosse, arrastando-se na vaga dos devaneios, auto-vítima de impiedosas circunstancias, com seu vulto andante e flexível. Não podemos nos perdoar se nada fizermos aqui e agora.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.