top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
  • Foto do escritorVanio Coelho

Poder absoluto 

O brasileiro ainda não se deu conta mas a Copa do Mundo de 1982 vai ser transmitida apenas pela Rede Globo. Tendo adquirido em 1980 um “pacote” que incluía as Olimpíadas e a Copa do Mundo , a Globo, que já tem60% da audiência brasileira de TV, terá o monopólio de fato, com 100% dos aparelhos ligados durante a Copa do Mundo na Espanha, em junho próximo.


Eu não estou preocupado com a orfandade das outras redes - SBT e Bandeirantes. Elas foram indigentes (não tinham recursos para bancar os milhões de dólares para adquirir os direitos de uma olimpíada boicotada por diversos países , inclusive os Estados Unidos) e imprevidentes (não se deram conta do mercado que ora perdem e que só a publicidade de 4 patrocinadores - Santa Cruz, Volkswagen, Alpargatas e Coca Cola já rendeu para a Globo mais de três e meio bilhões de cruzeiros). Apenas poderia dizer, em defesa destas redes, é que em 1980 as associadas se afogavam na incompetência e desídia, o SBT não existia como rede e Bandeirantes procurava seu espaço.


Eu me preocupo são com três aspectos não negligenciáveis:


a) Qualidade. Qualquer sulista sabe que a Catarinense (repetidora da Globo) não entra bem por aqui, onde a imagem da Eldorado (repetidora da Bandeirantes) de Criciúma é bem mais nítida pois, sendo regional, ela se dedica a melhor servir seu mercado. Também em algumas cidades é boa a imagem da Cultura (repetidora do SBT). Além do fato que ninguém é obrigado a suportar um determinado narrados, por melhor que seja.


b) Monopólio. A TV Globo terá, nos dias de jogos do Brasil, o país inteiro sob os seus olhos. Durante quase 3 horas, o Sr. Roberto Marinho terá 80 a 90 milhões de brasileiros à sua mercê. Mesmo que este poder absoluto seja usado com parcimônia - ou mesmo não seja usado - a simples lembrança de que um único homem possa controlar tantos corações e mentes, simultaneamente, provoca calafrios no mais impassível dos céticos.


c) Abuso. Entre os patrocinadores está a Souza Cruz, maior fabricante de cigarros (82% do mercado nacional). Temendo que o Congresso Nacional vote uma lei restringindo a publicidade de cigarros na TV, as Agências de Propaganda adotaram há 3 anos um “Código de Auto-regulamentação”, no qual está escrito que a publicidade de cigarros na TV só se faria após às 21 horas, exceto quando do patrocínio de competições esportivas. Aberto o precedente, a Globo nos oferece com a passividade de todos nós, essa multinacional do cigarro que vai poder assim vender mais “hollywwod” do que já o faz. É a aliança do monopólio da imagem como o monopólio do vício.


JORNAL DE IMBITUBA-Imbituba

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

bottom of page