VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Quosque tandem?

O preço da liberdade é a eterna vigilância. A frase tem mais de cem anos, porém nunca foi tão atual quanto hoje. Ficar no silêncio é pactuar, tolerar, aceitar, condescender, admitir, consentir, deixar passar, fechar os olhos, permitir, concordar. A Câmara de Vereadores, traindo projeto de lei cobrado pelo MP no sentido de acabar com a ilegalidade de ocupação de espaço público por particulares, acabou aprovando uma imoralidade maior, que é legalizar a ocupação até o ano de 2025.

Quando parte do Mercado pegou fogo, a sociedade descobriu, horrorizada, que nenhum inquilino pagava seguro, e a reconstrução foi feita com o meu, o seu, o nosso dinheirinho. Nada contra a ocupação por peixarias, venda de alimentos da colônia como mel, queijo, torresmo, frescal ou besteiras da China. Mas alugar por R$ 800 mensais, livres de IPTU, água, luz e condomínio, um box de 20 metros, para ali vender tênis de grife falsificada?

Por muito menos o senador Cícero, com seu famoso discurso Quosque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? conseguiu expulsar de Roma o político demagogo e com larga folha de velhacarias Lúcio Sérgio Catilina.


NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.