VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Quosque tandem?

O preço da liberdade é a eterna vigilância. A frase tem mais de cem anos, porém nunca foi tão atual quanto hoje. Ficar no silêncio é pactuar, tolerar, aceitar, condescender, admitir, consentir, deixar passar, fechar os olhos, permitir, concordar. A Câmara de Vereadores, traindo projeto de lei cobrado pelo MP no sentido de acabar com a ilegalidade de ocupação de espaço público por particulares, acabou aprovando uma imoralidade maior, que é legalizar a ocupação até o ano de 2025.

Quando parte do Mercado pegou fogo, a sociedade descobriu, horrorizada, que nenhum inquilino pagava seguro, e a reconstrução foi feita com o meu, o seu, o nosso dinheirinho. Nada contra a ocupação por peixarias, venda de alimentos da colônia como mel, queijo, torresmo, frescal ou besteiras da China. Mas alugar por R$ 800 mensais, livres de IPTU, água, luz e condomínio, um box de 20 metros, para ali vender tênis de grife falsificada?

Por muito menos o senador Cícero, com seu famoso discurso Quosque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? conseguiu expulsar de Roma o político demagogo e com larga folha de velhacarias Lúcio Sérgio Catilina.


NOTA escrita para coluna Cacau Menezes - Diário Catarinense - Florianópolis/SC

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

©2019 by Vanio Coelho. Todos os direitos reservados, de acordo com a legislação em vigor.