Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

 
 
  • Vanio Coelho

Um tiro pela culatra 

Interessante a história da Petrobrás, hoje a maior empresa da América Latina e a 56ª maior do mundo, com um patrimônio de 72 bilhões de dólares. O projeto de Getulio Vargas, criando a Petrobrás em 1953, era bem tímido. Foi a UDN que apresentou o substutivo do monopólio de Estado. Em 1988 os “privativistas” não tiveram força para aproveitar a nova constituição e extinguir o monopólio. Mas não deu para segurar o PFL e o PSDB que, em 1997, com Fernando Henrique, conseguiram aprovar a lei 9478, criando-se a “flexibilização” do monopólio. Com essa lei, áreas com possibilidade de petróleo seriam concedidas a estrangeiros, antes só autorizado mediante “aluguel” via contratos de risco e autoriza qualquer empresa importar petróleo bruto e gasolina.


Com isso o preço da gasolina passou a ser dolarizado e o lucro da empresa foi às alturas. Afinal, o petróleo lá fora está em torno de 60 dólares o barril, enquanto a Petrobrás o produz entre 10 e 50 dólares, dependendo da produtividade do campo. Algumas empresas se associaram à Petrobrás para a pesquisa e exploração e, só em dezembro, foi descoberto o campo gigante de Papa-Terra (reservas de um bilhão de barris). Para aqueles que tudo fizeram para acabar com o monopólio, a “flexibilização” virou um tiro pela culatra. E a auto-suficiência, sonho daqueles que, em 1953, foram às ruas receber bordoadas da polícia enquanto gritavam “O Petróleo é nosso”, se realiza neste momento, com a Petrobrás produzindo 1.900.000 barris de petróleo a cada dia.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;