top of page
Vanio Coelho

VANIO COELHO

Para acessar os textos do livro "Vento Sul - Velho Vento Vagabundo", escolha uma das opções abaixo!

Artigos & Reportagens: Bem-vindo
Artigos & Reportagens: Blog2
  • Foto do escritorVanio Coelho

Zumblick e a visão do futuro

Um dos aspectos mais respeitáveis nas pessoas inteligentes é a capacidade de antever o futuro, com uma clareza de discurso simples e objetivo. Assim é Willy Zumblick, ontem retratado neste Diário Catarinense pelo reitor da UDESC, a propósito dos 83 anos do grande pintor. Estávamos em 1957 e eu era presidente da União Estudantil Tubaronense (UET) e, com um grupo de sonhadores, pretendíamos construir o “Recanto do Tubanharon”, uma casa de cultura que acumularia biblioteca, discoteca, salas de estudos e conferências. Seria na Praça Centenário, no centro de Tubarão. Homem público e dedicado, Zumblick me procurou e disse: “Eu forneço 2 mil tijolos. Mas recomendo que vocês construam o Recanto na curva do rio... “


Naquela época Tubarão dividia-se maniqueisticamente em “antes do trilho” e “depois do trilho”, numa alusão à linha férrea que cortava a cidade em uma zona norte - dos ricos, e zona sul - dos operários da Estrada de Ferro Tereza Cristina. A sugestão de Zumblick mandava-nos para o Bairro de Oficinas, para “depois do trilho”. A ideia não me seduziu mas registrei a doação dos 2 mil tijolos. Os anos passaram, a união estudantil morreu por anorexia e as pedras foram surgindo no meio do caminho da turma que teve de se dispersar. Primeiro foi a indefectível mudança de cidade em busca do diploma, depois os anos de chumbo da década 64/74, com a inconsequente perda de identidade de toda uma geração que se tornou descrente e cínica (acreditávamos sinceramente que “fora de nós não há salvação”), tudo ao mesmo tempo, como pedidos no tempo, sem espaço nem auto-estimas e até sem identidade, vítimas de uma diáspora dentro do próprio país, se isso é possível.


A cidade de Tubarão, contudo, cresceu para o sul. Isto é, além do reconhecido pintor, Willy Zumblick estar muito adiante do seu tempo, papel que o filho Raimundo não registrou no artigo de ontem. (Publicação: Diário Catarinense).

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vento Sul

Eis que surge o vento sul. Ataca por todos os lados, é frio, é grudento, é a prova de casaco, de lareira e de conhaque.

Eternamente Drumond

Alguns versos aqui publicados semana passada foram suficientes para que leitores atentos lembrasse que, vivo, Carlos Drumond de Andrade...

Muito além do rio

Aquelas arcadas eram suntuosas, mas nos pareciam assustadoras no primeiro dia da matrícula;

bottom of page